Ceratocone: Vivendo a vida sem foco…

Tem um tempo que eu reluto em falar sobre esses tópicos por aqui, mas essa semana (que eu estou tendo que ficar 5 dias de óculos) está me incomodando tanto que ficou meio impossível fugir do assunto… E, se esse post puder de alguma forma ajudar alguém então que seja!

Não é nenhuma novidade para quem é meu amigo já há algum tempo que eu sou meio cegueta… Eu uso lentes rígidas que me ajudam a enxergar o mundo melhor e se não fossem elas teria que encarar um óculos que NÃO corrige meu grau mesmo que a gente tente aproximar ao máximo do que parece ser o ideal para mim, que hoje é mais ou menos uns 8 graus…

tumblr_naugfh1tMb1s02vreo3_250

Mas o que eles não sabem é que eu tenho Ceratocone

Ceratocone (do Grego: kerato- chifre, córnea; e konos cone), é uma doença não-inflamatória progressiva do olho na qual mudanças estruturais na córnea (que alteram sua biomecânica – resistência e elasticidade) a tornam mais fina e modificam sua curvatura normal (praticamente esférica) para um formato mais cônico. Ou seja, minha córnea com o tempo vai se deformando…

download
No começo, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular fazendo a gente gastar rios de dinheiro com óculos já que o grau muda toda hora… O diagnóstico definitivo de ceratocone é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografiacorneana (exame que mostra em imagem o formato preciso da córnea).

Geralmente o Ceratocone pode ser tanto unilateral como bilateral (em um olho ou nos dois, que obviamente é meu caso rs). Se afetar ambos os olhos, a deterioração da visão pode afetar a habilidade do paciente em dirigir um carro ou ler um texto normal. Na maioria dos casos, lentes corretivas são eficientes o suficiente para permitir que o paciente continue a dirigir e manter atividades diárias normalmente. Quem tem Ceratocone tem uma visão turva e sem foco, mesmo com óculos que não conseguem corrigir essa parte.

baixa_visao

Visão com Ceratocone (graus III ou IV)

A progressão avançada da doença pode necessitar de cirurgia, incluindo o transplante de córnea. Apesar de suas incertezas, o ceratocone pode ser administrado com sucesso com diversas técnicas clínicas e cirúrgicas, geralmente causando pouco ou nenhum prejuízo na qualidade de vida do paciente.

Várias fontes sugerem que o ceratocone provavelmente surge de um número de diferentes fatores: genético, ambiental ou celular, qualquer um deles pode formar o gatilho que irá dar início a doença. Há médicos que também associam o ceratocone ao ato de coçar os olhos. É comum o paciente ter rinite alérgica associado ao ceratocone, o que faz com que cocem os olhos frequentemente. Isso pode causar o afinamento da córnea devido a remoção mecânica de células do epitélio corneano. Isso é extremamente nocivo e pode piorar o quadro absurdamente… Eu acho que não coço meu olho há uns dois anos…. Tenso

Quando eu recebi meu diagnóstico há 12 anos atrás o médico sentou comigo e me disse que eu tinha uma doença degenerativa… Sem cura… Mas que poucas pessoas ficavam cegas por causa dela…

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOi?????????????

tumblr_inline_mjpg3xqkdA1rg4uy0

Óbvio que eu saí do consultório e corri pra casa do Minduim pra chorar, chorei, chorei, chorei… Aí depois pensei que podia estar gastando o olho e parei de chorar… Fui providenciar meu cão guia… Fui pesquisar!

O que eu encontrei:

1. Trata-se da distrofia mais comum da córnea, afetando 1 pessoa em cada 2.000, parecendo ocorrer em populações em todo o mundo, embora alguns grupos étnicos apresentam uma prevalência maior que outros.

2. Costuma aparecer na adolescência e progredir até os 30-45 anos de vida, quando então estabiliza-se. To aguardando o meu…

3. Cada caso é um caso. Se o seu ceratocone não te incomoda e você consegue usar óculos, ou lente gelatinosa, que bom pra você, pode não ser assim para todo mundo, respeite as diferenças… Eu tenho uma amiga que tem Ceratocone e vive bem de óculos, lentes gelatinosas já pra mim isso é impossível e eu já tive que fazer duas cirurgias para frear a progressão que não parou ainda…

4. Cara, você não vai ficar cego… Pelo menos não tão rápido.

ceratoconeG

Eu sou uma pessoa que adora novidades, mas realmente nunca pensei em ter uma doença que fosse tão novidade então, o Ceratocone (ao menos até o momento) não tem uma causa motivo, razão ou circunstância clara, não tem cura, e nem tratamento garantido. Todos os procedimentos que são inventados para ele vem com aquela característica legal de “experimental” e os planos não cobrem, e você não sabe se vai dar em nada… Traduzindo: Emoção pura

Se você quiser saber mais e conhecer pessoas que vivem com Ceratocone de diversas formas eu recomendo a Página Ceratocone e Tratamentos que compartilha bastante coisa legal sobre o assunto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s